was successfully added to your cart.

Carrinho

ancineFilme

Governo Anuncia Abertura de Edital para Coprodução Cinematográfica Brasil-Portugal

By 14 de agosto de 2023 No Comments
fundo de verba pública para filmes brasil

O Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) anunciou a abertura do chamado público BRDE/FSA Coprodução Brasil-Portugal – 2023, visando selecionar propostas de produção independente de obras cinematográficas brasileiras de longa-metragem, abrangendo ficção, documentário e animação. As obras serão realizadas em regime de coprodução internacional com Portugal, com o intuito inicial de chegar ao mercado de salas de exibição. Produtoras brasileiras independentes podem participar do projeto como co-produtoras minoritárias. (Acesse o site https://www.brde.com.br/chamada-publica-brde-fsa-coproducao-brasil-portugal-2023/).

O objetivo principal dessa iniciativa é investir em obras cinematográficas oriundas de coprodução internacional, onde haja participação minoritária brasileira e colaboração com produtoras portuguesas. Isso está em conformidade com o Protocolo de Cooperação Brasil-Portugal, visando fortalecer a integração das indústrias audiovisuais e promover a diversidade cultural entre os dois países.

Um montante no valor de R$ 1.870.365,00 (equivalente a €350.000,00), está disponível para esse fim. Esses recursos serão aplicados na forma de investimentos retornáveis, com o FSA compartilhando nos resultados da exploração comercial do projeto. O Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual (CGFSA) será responsável por tomar decisões relativas à alocação e eventual suplementação dos recursos.

As inscrições para participar deste edital estarão abertas no período de 17/08/2023 a 19/10/2023. Propostas elegíveis devem enquadrar-se em determinadas características, tais como serem projetos de longa-metragem de ficção, documentário ou animação, realizados em regime de coprodução internacional com participação minoritária brasileira.

A chamada pública busca fortalecer a colaboração entre a indústria cinematográfica brasileira e portuguesa, proporcionando oportunidades para produtores independentes explorarem a criatividade conjunta e levarem suas obras para o mercado global. Os detalhes completos do edital podem ser obtidos no site do BRDE, e as produtoras interessadas devem se atentar aos critérios de elegibilidade e prazos estabelecidos para não perder essa chance de participar de uma emocionante jornada cinematográfica Brasil-Portugal.

 

Gostou do conteúdo? Siga o São Paulo Film Festival

Leave a Reply

Choose Language »